O envelhecimento do organismo está relacionado com a progressiva deterioração das células. Quanto mais uma célula se reproduz, maiores as chances de haver erros na cópia de seu material genético. Isso aumenta a probabilidade de que essas novas células deixem de funcionar corretamente. Com o passar dos anos, os mecanismos encarregados de corrigir essas possíveis falhas também deixam de funcionar.
Fatores que influenciam no envelhecimento celular
1- TELÔMEROS
2 - MUTAÇÕES
A) Fatores externos
Poluentes, nicotina, raios solares podem causar mutações (modificações) ruins no DNA. Essas mutações causam sérios problemas celulares.
B) Fatores internos
A célula gera energia, principalmente, por uma reação química entre o oxigênio e a glicose obtida com a ingestão de alimentos. Essas reações também produzem outros compostos conhecidos como radicais livres. Em circunstâncias normais esses compostos são rapidamente aniquilados dentro da célula.
Com a idade, os mecanismo de controle dos radicais livres se tornam ineficientes e a quantidade deles dentro da célula aumenta. Os radicais livres podem se ligar com outras moléculas da célula, inclusive o DNA, causando sérios danos.