Transplante de Medula Óssea

A Medula Óssea Vermelha é uma estrutura que fica dentro dos osso do corpo, e é responsável pela produção das células do sangue (Glóbulos Vermelhos, Glóbulos Brancos e Plaquetas).

Na criança toda Medula Óssea é vermelha, entretanto com o avanço da idade a maior parte da Medula Óssea Vermelha transforma-se em Medula Óssea Amarela (tecido altamente infiltrado por Tecido Adiposo).

No interior da Medula óssea Vermelha existe uma grande quantidade de Hemocitoblastos, ou seja, Células precursoras de todos os elementos figurados do Sangue (Hemácia, Leucócitos e Plaquetas).

O transplante de Medula é uma estratégia terapêutica muito utilizada no caso de doenças que acometem a produção das células sanguíneas, tais como Linfoma (tipo de câncer que afeta os Linfócitos) e Leucemia (produção descontrolada de células precursoras dos Glóbulos Brancos).

Como é feito?

O transplante é feito a partir da retirada da Medula óssea Vermelha dos ossos do quadril (Pelve) e do osso esterno de um indivíduo saudável e compatível.

Em seguida, as células retiradas são congeladas e guardadas até que o receptor tenha terminado os tratamentos Químio e Fisioterápicos que têm como objetivo destruir as células malignas

Finalmente as células da Medula óssea saudáveis são injetadas no paciente para que possam se multiplicar, ocupando o lugar das células malignas e produzir células sanguíneas. Esse procedimento dura em tordo de 2 horas e é feito com Cirurgia Geral ou Epidural (Bloqueia a dor em apenas uma região do corpo). É importante lembrar que o transplante de medula também pode ser realizado retirando células saudáveis do próprio paciente antes de iniciar o tratamento com Químio e Radioterapia, sendo injetadas novamente no organismo, após o tratamento. Existe também uma nova técnica que permite guardar Células Tronco presentes no Cordão Umbilical do bebê para esse fim. Nos casos tradicionais de transplante de Medula óssea, o paciente transplantado passa a possuir dois DNAs , o dele, localizado na maioria das suas células e do doador no sangue. Devemos lembrar que o transplantado pode ter seu tipo sanguíneo alterado (mesmo tipo sanguíneo do doador).

Compatibilidade

A compatibilidade do transplante de Medula óssea deve ser avaliado para evitar o risco de rejeição e complicações graves. Para isso, o possível doador deve fazer uma coleta de sangue num centro especializado para que seja analisado. Caso o doador não seja compatível, poderá ficar numa lista de dados para ser chamado para outro paciente que seja compatível. Normalmente, o processo de avaliação da compatibilidade de Medula óssea é iniciado nos irmãos do paciente, pois têm maiores chances de ter Medula óssea semelhante, sendo depois estendido para as listas de dados nacionais, caso os irmãos não sejam compatíveis.

Quem pode doar?

A doação de Medula óssea Vermelha pode ser feita por qualquer pessoa saudável, entre 18 e 65 anos e que pese mais de 50kg. Além disso o doador não pode ter doenças transmitidas pelo sangue (AIDS, Hepatite, Malária, Zika), além de doenças como Artrite Reumatoide, Doenças nos Rins ou no Coração, Diabetes Melito tipo 1 ou Histórico de Câncer como Leucemia.

Para se tornar doador é necessário fazer o cadastro no Hemocentro do seu Estado, agendar uma coleta de sangue (5 a 10ml) que deverá ser avaliado e os resultados colocados em um Banco de Dados Específicos. Depois disso o doador pode ser chamado em qualquer momento.

Quem não pode doar?

Algumas situações pode impedir a doação de Medula óssea, por períodos que variam entre 12 horas e 12 mêses, como por exemplo:

• Realização de tatuagem, Colocação de Piercing ou realização de Acunputura ou Mesoterapia (tratamento de estrias brancas e gordura localizada) – impede a doação durante 4 meses.

• Resfriado comum, Gripe, Diarreia, Febre, Vômitos, Extração de Dentes ou Infecções – impede a doação nos 7 dias seguintes. • Gravidez, Parto Normal ou Cesária ou Aborto – impede a doação entre 4 e 6 meses.

• Exames de Endoscopia, Colonoscopia ou Rinoscopia – impede a doação entre 4 e 6 meses.

• Situações de riscos para doenças sexualmente transmissíveis como múltiplos parceiros sexuais ou consumo de Drogas – impede a doação durante 12 meses.

 

Assuntos


Todos
Introdução à Biologia
Bioquímica Celular
Citologia
Histologia Animal
Os Seres Vivos Primitivos
Animais
Plantas
Fisiologia Animal
Reprodução e Desenvolvimento
Genética
O Surgimento e a Evolução dos Seres Vivos
Ecologia
Animais - Educação Nota 10