A CRISPR é uma nova ferramenta de edição de genoma (toda informação genética de um organismo contida no DNA) que pode mudar completamente o mundo que conhecemos.
O nome da técnica é Crispr-Cas9 (lê-se CRÍSPER-CÁSNOVE). Ela funciona para o genoma assim como um processador de texto está para as palavras e frases de uma redação. Com ela é possível eliminar partes indesejadas do genoma – como os causadores de doenças genéticas – e, se necessário, inserir novas sequências de DNA. Caso seja necessário, essa técnica permite alterar uma única “letra” (base nitrogenada) do genoma.
A técnica foi descoberta por acidente, enquanto cientistas pesquisavam o mecanismo de ação das bactérias sobre uma infecção viral.
Esse sistema é programável. Assim, é possível programar a Cas 9 para eliminar qualquer parte indesejada do DNA de uma célula.
Vários organismos de diferentes espécies, tais como macacos, vacas, galinhas, insetos, plantas, cogumelos, foram modificados com a técnica CRISPR para receber características genéticas específicas.
Conheça alguns cenários prováveis graças à ferramenta de edição do DNA conhecida com Crispr Cas9.
Comida demais
Desenvolver plantas resistentes a condições climáticas extremas e a pragas, além de incrementar produtividade e o poder nutricional dos alimentos.
Superbebês
Escolher o tipo físico, aptidão musical e cor dos olhos são só o começo. Com essa técnica humanos transgênicos são uma possibilidade real é os cientistas estão até propondo um período de “trégua” para uma discussão do ponto de vista ético.
Biocombustíveis
A fermentação alcoólica é a base da produção de etanol. Com leveduras dotadas de uma fábrica molecular otimizada, será possível melhorar o aproveitamento da cana, aumentando a produção e a rentabilidade do combustível ecologicamente menos nocivo.
CuradaAIDS
Usando essa técnica cientistas conseguiram eliminar o material genético do HIV de dentro dos linfócitos T, onde o vírus costuma se esconder.
Comendo poluição
Cientistas estão modificando microrganismos que consomem resíduos como óleo e outros poluentes orgânicos. A ideia é o otimizar os caminhos existentes, alterando as enzimas responsáveis por essa degradação.
Fimda malária
O projeto é usar a técnica para editar genes do mosquito Anopheles (vetor da malária), impedindo que o mesmo transmita o parasita.